Chega de assédio

Constranger alguém pra ter alguma vantagem ou favorecimento sexual, geralmente em uma relação de poder, tem nome: é assédio sexual.

É uma gracinha aqui, um elogio acolá, um toque desnecessário, um convite para jantar…

Difícil encontrar uma mulher que nunca tenha passado por isso, principalmente no trabalho.

yan krukov / pexel

É quase como um manual, que muitos homens insistem em seguir.

E os casos são muitos, alguns famosos, como o que envolveu o ator José Mayer, acusado de assédio sexual pela figurinista Su Tonani.

 Divulgação TV Globo

E mais recentemente, Marcius Melhem, acusado pela também humorista Dani Calabresa de assédio, quando era diretor do núcleo de humor da Rede Globo.

 Divulgação TV Globo

José Mayer acabou demitido da TV Globo após 35 anos. Melhem, que primeiro foi afastado por quatro meses, por fim foi demitido também.

“O assédio é um assunto tão assustador que a gente tenta fingir que é normal. Mas chega uma hora em que isso começa a fazer tão mal que você tem que arrebentar a tampa desse caldeirão"

Entrevista ao programa “Saia Justa”, do GNT

O movimento #Metoo nasceu nos EUA em 2017, criado pela atriz Alyssa Milano e estimulando as pessoas de todo o mundo a falarem sobre o assédio que sofreram…

rovena rosa / agência brasil

Inclusive homens

E foi a denúncia de alguns deles que revelou como o ator Kevin Spacey agia durante as filmagens da série “House of Cards”.

Demitido após cinco temporadas como o maquiavélico Frank Underwood, ele ainda foi condenado a pagar US$ 31 milhões à produtora da série.


E entender que a culpa NÃO É SUA também.

unsplash

DENUNCIAR é fundamental.

quer saber mais?

Acesse o site da Gênero e Número

unsplash

Gênero e Número