No Brasil, negra e indígena são consideradas raças. Branca não. A raça branca é vista como neutra, universal.
🔈
A branquitude é um conceito que aponta a visão do branco como superior e a norma da sociedade.
A professora Lia Vainer Schucman destaca que sujeitos que ocupam este lugar foram privilegiados no acesso a recursos materiais e simbólicos. Essa estrutura vem do colonialismo e se mantém até hoje.
O youtuber Murilo Araújo listou 4 principais aspectos que caracterizam a branquitude: superioridade da raça branca, individualidade, meritocracia e “pacto narcísico da branquitude”
🔈
“Pacto narcísico da branquitude”
Acordo silencioso de apoio entre pessoas brancas para manter privilégios. Vale de entrevistas de emprego a políticas públicas. Termo criado pela ativista Cida Bento.
O mito do “racismo reverso”🙄
Ideia de que seria possível haver atos de discriminação de grupos minoritários, como pessoas negras e indígenas, contra pessoas brancas, devido à cor de suas peles.
Em mais de 500 anos de racismo antinegro no país, o “racismo reverso” não é possível e é uma ideia perigosa⚠️: ignora que o racismo é uma estrutura de poder que mantém pessoas negras na base.
63%
das casas chefiadas por mulheres negras estão abaixo da linha da pobreza
“sou branco, mas não sou privilegiado“
“A matemática é simples: para que um grupo tenha privilégios, o outro perde automaticamente seus direitos", diz a pesquisadora Mariana Almeida. 🔈
“Não é meu lugar de fala”
lugar de fala = lugar de onde se fala
Lugar de fala não é desculpa para só pessoas negras falarem sobre racismo. Todo mundo tem lugar de fala.
Em “O que é Lugar de Fala”, Djamila Ribeiro explica o conceito e como o grupo que está no poder precisa pensar o que é ser branco e a questão racial a partir da branquitude.
🔈
"A pessoa branca deve discutir racismo. Até porque faz parte do grupo que historicamente se beneficia dele, mas ela vai discutir a partir de um outro lugar: como que ela, como branca, pode pensar a situação racial no Brasil."
O primeiro passo é reconhecer
Em “Pequeno Manual Antirracista”, Ribeiro destaca que reconhecer o racismo é a melhor forma de combatê -lo.
"Se você enfia uma faca de 22cm nas minhas costas e puxa 15cm para fora, não adianta. Eles não começaram a puxar a faca, nem admitem que a faca está lá"
Malcolm X
Informe-se🗣️
É preciso entender o funcionamento do sistema racista. Uma das sugestões de Ribeiro é o autoquestionamento: faça perguntas, entenda seu lugar e duvide do que parece “natural”.
Perceba o racismo internalizado em você
Apesar de muitas pessoas reconhecerem que o racismo existe, poucas se assumem racistas. Mas é impossível não ser racista em uma sociedade racista🤷🏽♀️
“Numa sociedade racista não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”
ANGELA DAVIS
Sejamos todos antirracistas
A falta de ação e visão crítica perpetua opressões. Pessoas brancas devem se responsabilizar pelo sistema de opressão que as privilegia.
Participe da iniciativa antirracista da Gênero e Número
Reprodução do vídeo da Companhia das Letras / Reprodução do vídeo “O que é Branquitude” de Murilo Araújo / Reprodução do vídeo “Lugar de Fala”, de @falacomamari / Reprodução do vídeo “Curta! Livros | O que é lugar de fala?”, do Canal Curta! / Fotos: Mídia Ninja - Christiano Antonucci /Valmir Neves Fernandes/ MST-PR e Giorgia Prates