Livros sobre feminismo para não sair da sua cabeceira

O feminismo veio para ficar na política, educação, saúde, mercado de trabalho e  também no mundo editorial brasileiro.

Quer entender mais sobre o movimento político, social e filosófico de igualdade de gênero?

Confira 5 livros sobre feminismo!

Márcia Tiburi

O primeiro livro feminista escrito pela filósofa trata do tema com uma linguagem acessível para iniciantes e mais entendidos do assunto.

FEMINISMOS EM COMUM

Tiburi ainda aborda como o feminismo leva à luta por direitos de todas, todes e todos, abrindo espaço para outras identidades de gênero e para a inclusão dos homens no processo.

Joice Berth

No livro, é abordado o conceito que ganhou força no debate político, tornando-se o termo mais buscado no dicionário Aurélio em 2016, e também seu esvaziamento.

EMPODERAMENTO?

Escrito pela arquiteta e urbanista Joice Berth, a obra traz um olhar de raça e classe na sua abordagem e faz parte da coleção Feminismos Plurais

Heloisa Buarque de Hollanda

Muitos feminismos compõem o cenário brasileiro atual. Já podemos falar na quarta onda do feminismo? O que diferencia o movimento na última década?

EXPLOSÃO FEMINISTA

Um dos nomes mais importantes em estudos de gênero no país, a professora e escritora Heloisa Buarque de Holanda reúne nesta obra jovens ativistas na política, cultura, arte e universidade. 

Djamila Ribeiro

É uma obra importante para se entender feminismo negro no país e foi escrita por uma das maiores intelectuais da atualidade.

QUEM TEM MEDO DO FEMINISMO NEGRO

A coletânea reúne artigos da filósofa Djamila Ribeiro que foram publicados no blog da revista Carta Capital entre 2014 e 2017. Trata de cotas raciais, blackface e miscigenação, entre outros temas.

Dororidade

Você já deve ter ouvido falar em sororidade, um conceito importante para o feminismo. Mas e dororidade?

VILMA PIEDADE

No livro, a professora e escritora mostra que não é possível falar de feminismo sem falar de racismo e da dor que ele provoca nas mulheres pretas.

acesse o site da gênero e número

quer saber mais sobre autoras feministas?

Gênero e Número

Divulgação/ Arquivo Pessoal/ Simone Marinho/ Fernando Frazão - Agência Brasil/  Rodrigo Chagas