O que mudanças climáticas têm a ver com a vida das mulheres?🤔

Chuvas de menos. Calor de mais. Enchentes, seca, queimadas 🔥...


As alterações no clima estão cada vez mais drásticas e afetam o mundo inteiro.

No Brasil, se na Amazônia o desmatamento descontrolado assusta; no semiárido, é o processo de desertificação que mais preocupa.

podemos ir com esse gif do fogo?

do semiárido brasileiro passa por desertificação 🌵, processo que é considerado um dos mais sérios de degradação da terra, causado pela mudança climática e ação humana.

Fonte: UFAL

13%

como este está muito sério, estou sugerindo outras imagens que acho aqui

Na região, vivem mais de 22 milhões de pessoas espalhadas por 1.262 municípios do Nordeste e do norte de MG.

Fonte: Atlas Brasil 2017

E como isso impacta a vida das mulheres?

Ora, quando os homens saem, são elas que mantêm a base familiar, a agricultura de subsistência e as cooperativas para produzir e garantir a renda.

“A migração sazonal é opção para maridos e filhos. As mulheres permanecem nessas regiões, enfrentando mais seca, falta de alimento e água”.

Valquiria Lima, coordenadora da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA)

As mulheres que ficam são as chamadas “VIÚVAS DA SECA”, cada vez mais afetadas pelas situações climáticas extremas. 

Para muitas mulheres, as cooperativas garantem alguma independência e aumento da renda familiar. Em Cariré (CE), por exemplo, o sustento vem da palha da carnaúba… 

...Que também está sendo afetado pelas alterações no clima 😔.

O risco, alerta a agricultora familiar e liderança quilombola Maria José de Souza Silva, que vive no interior de Pernambuco, é de EXTINÇÃO ⚠️.

“A mudança climática coloca em risco a sobrevivência da nossa comunidade, de quem trabalha com conhecimentos milenares e ancestrais, como a agricultura familiar”, afirma ela.

acesse o site da gênero e número

quer saber mais?

Gênero e Número

ClimaInfo/ Sérgio Vale - Agência de Notícias do Acre/ Christian Braga, do Greenpeace/ Unsplash/ Victória Lobo - Instituto Modefica/ Arquivo Pessoal/ José Cruz - Agência Brasil/ Marcello Casal Jr. - Agência Brasil/ Arquivo Pessoal/ Giphy/ Bruno Cecim - Ag. Pará/ Rodrigo Chagas/ @meuverdeminhavida