O que mudanças climáticas têm a ver com a vida das mulheres?🤔
Chuvas de menos. Calor de mais. Enchentes, seca, queimadas 🔥...
No Brasil, se na Amazônia o desmatamento descontrolado assusta; no semiárido, é o processo de desertificação que mais preocupa.
do semiárido brasileiro passa por desertificação 🌵, processo que é considerado um dos mais sérios de degradação da terra, causado pela mudança climática e ação humana.
Na região, vivem mais de 22 milhões de pessoas espalhadas por 1.262 municípios do Nordeste e do norte de MG.
E como isso impacta a vida das mulheres?
Ora, quando os homens saem, são elas que mantêm a base familiar, a agricultura de subsistência e as cooperativas para produzir e garantir a renda.
“A migração sazonal é opção para maridos e filhos. As mulheres permanecem nessas regiões, enfrentando mais seca, falta de alimento e água”.
As mulheres que ficam são as chamadas “VIÚVAS DA SECA”, cada vez mais afetadas pelas situações climáticas extremas.
Para muitas mulheres, as cooperativas garantem alguma independência e aumento da renda familiar. Em Cariré (CE), por exemplo, o sustento vem da palha da carnaúba…
...Que também está sendo afetado pelas alterações no clima 😔.
O risco, alerta a agricultora familiar e liderança quilombola Maria José de Souza Silva, que vive no interior de Pernambuco, é de EXTINÇÃO ⚠️.
“A mudança climática coloca em risco a sobrevivência da nossa comunidade, de quem trabalha com conhecimentos milenares e ancestrais, como a agricultura familiar”, afirma ela.
acesse o site da gênero e número